A Marisol era uma cadela de caça. Abandonada quando a época de caça terminou. Passou fome, sede e foi agredida, de forma a que se afastasse das casas onde resolveu procurar ajuda. Entretanto ficou prenha e nessa altura foi-nos pedida a ajuda. A Marisol está desde 2012 connosco. É de porte pequeno, desconfiada com desconhecidos, um pouco receosa e destemida. Está vacinada, desparasitada e esterilizada. A Natacha chegou há muitos anos atrás, jovem, cheia de vida e de vontade de ser feliz. Mas o tempo foi passando, ela foi perdendo a esperança. Hoje, é uma cadela adulta/sénior, meiga, calma e com um olhar triste. Nenhum patudo merece passar a sua curta vida numa associação, fechado dentro de uma boxe, privado de liberdade e de contacto com humanos. Uma família procura-se! Lamentando que o trabalho desenvolvido pela Direção e voluntários da Asaast seja posto em causa por pessoas que tentam denegrir a associação, achamos pertinente prestar um breve esclarecimento.
A partir do momento em que foi criado um Canil Municipal e em que existem fundos públicos para a recolha, esterilização e tratamento de animais retirados da via pública, os animais errantes do concelho de Santo Tirso são responsabilidade do Município. Antes de qualquer intervenção por parte da Asaast, terão de ser interpeladas as esferas competentes: Canil Municipal, PSP e/ou GNR. A missão da Associação visa atualmente o tratamento da população existente no abrigo, o acompanhamento dos animais existentes no Canil Municipal, intervindo e acolhendo - quando for caso disso - os mais necessitados, entre os quais os animais doentes, cadelas em fase de amamentação e respetivas ninhadas, e ainda aqueles cuja integridade possa ser ameaçada por outros animais de personalidade forte residentes no Canil, além do habitual controlo, alimentação e esterilização de colónias. Graças ao trabalho desenvolvido pela Asaast, desde há cerca de 2 décadas, já foram acolhidos, tratados, esterilizados e entregues para adoção milhares de animais. Um trabalho desenvolvido sem ajudas públicas e em condições precárias. Não será agora - que existe um Canil Municipal, que existe uma legislação revista, e que existem competências públicas, para o trabalho que a Assast desenvolveu durante anos e anos enquanto não existiram, que iremos deixar de defender os interesses e a proteção dos animais no nosso Município. O respeito pelo nosso trabalho passa tão simplesmente por pedidos de esclarecimento quando assim entendam.. Esta miúda gira é a Clarinha! Depois de uma longa estadia no canil municipal de Santo Tirso, onde não teve a felicidade de encontrar uma família, foi recebida por nós.
A Clarinha terá cerca de 7/8 anos, é uma menina adulta que pesa 26kg, adora humanos, correr e farejar. É extremamente meiga e dócil, ao ponto de se apoiar nas patas de trás para nos agarrar as mãos e braços, como que a implorar para ficarmos mais um pouco. Tem um sorriso e uma boa disposição que contagiam quem a conhece! Além disso, está vacinada, desparasitada, chipada e esterilizada. O espaço limitado que dispomos para acolher ninhadas obriga-nos frequentemente a fazer escolhas. Foi precisamente o que aconteceu esta semana. Com uma box de bebés ocupada pelos bebés Jonas e Jackie, que ainda aguardam adotante, tínhamos apenas uma outra box com condições para acolher uma ninhada. Portanto, trouxemos do canil uma mãe, pele e osso, e os seus 5 bebés recém-nascidos, mas tivemos que lá deixar outra menina e respetiva ninhada... As boas notícias são que esta linda mãe, pequenina e com apenas um olho foi, este sábado, encaminhada para uma família de acolhimento temporário, onde poderá criar os seus 6 bebés com conforto e segurança! Posteriormente, todos estarão para adoção, incluindo a mãe. O nosso profundo agradecimento a todos os amigos e seguidores que nos acompanham e apoiam, são vocês quem torna possível esta luta diária por uma sociedade mais justa com os animais! Estão agora disponíveis as novas pulseiras solidárias da ASAAST. O design baseia-se numa das telas que vendemos na nossa Lojinha e consiste em vários cães ilustrados. Poderá adqurir a sua por apenas 1€ e fazer a diferença na vida dos nossos protegidos! Na compra de 5 pulseiras, oferecemos os portes.
Para encomendar envie email para [email protected] Encontramos a Anita numa valeta profunda, onde teve a sua ninhada. Na segurança do abrigo, a Anita revelou-se uma excelente mãe e, mais tarde ou mais cedo, todos os seus filhotes foram adoptados, mas ela por cá continua. Já lá vão mais de 7 ano.
A Anita é possivelmente das patudas mais simpáticas que acolhemos e não estamos a brincar quando dizemos que dá os melhores abraços do mundo: mal a soltamos, a Anita sobe para cima de uma casota e espera que os voluntários se aproximem para os abraçar. Se procura uma cadela adulta e sossegada que daria um excelente cão de companhia, a Anita é perfeita para si! É de porte médio, pesa cerca de 20kg e está vacinada, desparasitada, chipada e esterilizada. Esta é a Luísa. Foi retirada do canil de Santo Tirso há mais de 8 anos e desde então que aguarda adotante no abrigo da ASAAST.
Porquê tanto tempo, pergunta-se? Sinceramente, também não percebemos. É uma cadela simpática, extrovertida, cheia de energia e muito sociável. Tem todas as caraterísticas para ser uma excelente cadela de companhia, capaz de partilhar o seu espaço com outros cães. Um facto interessante sobre a Luísa: é muito comilona. Não deixe o porte atlético enganá-lo, ela adoraaaa comida. Durante a limpeza do abrigo, o momento alto do dia da Luísa é o momento em que lhe colocamos comida nova na tigela. Uma vez com a barriguinha cheia, a cereja no topo do bolo para a Luísa será deitar-se ao sol. A Luísa pesa cerca de 10kg, está vacinada, desparasitada e esterilizada. O Norris é um patudo especial que foi retirado do canil municipal de Santo Tirso.
É um menino jovem, mas com dificuldades visuais e auditivas. Em resultado dessas limitações, o Norris apresenta alguma descoordenação motora, o que não um impede de ser um patudo ativo e muito brincalhão. Além disso, é extremamente meigo, simpático e sociável com outros cães, desde que não haja comida por perto (acreditamos que tenha passado fome). Acreditamos que a adoção do Norris é perfeitamente possível, já que ele não exige nenhum cuidado especial, apenas uma dose extra de amor e paciência. Tal como todos os nossos patudos, já se encontra vacinado, castrado e desparasitado. A 18 de Janeiro, a Princesa, transformou-se numa estrelinha.
Connosco desde cachorra, fomos a única família que teve. Dona de uma personalidade forte, mordia quem queria e quando queria e sem motivo aparente, muito senhora do seu nariz e com porte altivo. Os últimos dias da sua vida foram passados no conforto da casa de duas voluntárias, uma vez que, que decorrente da rápida progressão da sua doença - mielopatia degenerativa - já não nos era possível garantir-lhe qualidade de vida no abrigo da ASAAST Durante a sua vida, cerca de 10 anos, tentamos que nada lhe faltasse, mas uma família é sempre uma família. Agora a Princesa não sente dor, não sente desconforto, não precisa de usar fralda nem cadeira de rodas para se deslocar, agora a Princesa é livre. Nós, continuaremos da lutar pelas 60 "Princesas" que albergamos e que todos os dias comem e precisam de tratamento. Pondere apadrinhar uma "Princesa" e ajude-nos a dar qualidade de vida aos seniores que albergamos. A ti Princesa, deixamos, um até breve. |
Bem-vindo ao nosso blog!CATEGORIAS
ARQUIVO
Clique aqui para editar.
Agosto 2020
Categorias
Todos
|
© 2019 ASAAST - Asssociação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso
A ASAAST é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à proteção animal e à promoção da adoção de cães e gatos abandonados e negligenciados. Funciona em regime de voluntariado e localiza-se em Santo Tirso, Porto.
|